ÓLEO DE COCO CONSEGUE ACABAR COM A CASPA?
Quando a caspa aparece, nossa autoestima corre ladeira abaixo. Coceira, não poder usar roupas escuras senão a caspa dá sinal na altura dos nossos ombros, preocupação de se ela está visível no cabelo ou não... Muitas pessoas compartilham desses sentimentos quando suspeitam que esse incômodo capilar deu sinal.
Nós da Head & Shoulders sabemos esse tipo de problema afeta tanto o físico quanto o psicológico de quem sofre com caspa e como, algumas vezes, por desespero, muitas pessoas chegam a fazer uso de produtos que não são aconselháveis e, por vezes, acabam piorando a situação.
Em alguns casos, algumas pessoas fazem uso do óleo de coco como remédio caseiro para combater a caspa e tentar acabar com a existência da caspa de forma rápida. E de fato o óleo de coco ajuda neste tipo de problema capilar? Confira abaixo e saiba mais sobre o tema.
Afinal, o que é a caspa?
A caspa é causada quando três fatores agem juntos, que são a presença de um micróbio presente no couro cabeludo de todas as pessoas, chamado Malassezia globosa, ou pela oleosidade natural do couro cabeludo conhecida como sebo ou, também, devido ao couro cabeludo sensível.
Quando o Malassezia decompõe o sebo em seu couro cabeludo, ele produz ácido oleico. Se o couro cabeludo for sensível a esse processo – assim como ocorre com cerca de 50% da população mundial – ele pode ficar irritado, ocasionando a descamação da pele e aparecimento os sintomas que conhecemos, como coceira, comichão e irritação no couro cabeludo.
Como usar óleo de coco para caspa?
Este óleo vegetal pode ser usado para inúmeros tratamentos capilares, como hidratação, recuperação de fio danificado e, inclusive, como remédio para caspa e seborreia. Neste último caso, existem duas formas de tratar a caspa:
Massagem no couro cabeludo com óleo de coco – Para este processo, esquente entre 2 e 3 colheres de óleo de coco e deixe o óleo ficar morno; aplique nas pontas dos dedos e massageie o seu couro cabeludo por alguns minutos. Logo após massagear, deixe o óleo de coco fazer efeito no seu couro cabeludo por máximo 25 minutos e lave seu cabelo com seu shampoo e condicionador de costume.
Óleo de coco e suco de limão – Mescle um pouco de suco de limão (como uma colher) e duas colheres de óleo de coco. Aplique esta mistura no couro cabeludo e no seu cabelo; massageie seu couro cabeludo por alguns minutos e deixe a misturinha fazer efeito no cabelo por aproximadamente 30 minutos. Lave seu cabelo como de costume.
Lembrando que: este tipo de solução para caspa ou seborreia é algo temporário já que o óleo de coco não age na raiz do problema, que é no controle da oleosidade e na proliferação do micróbio causador da caspa. O mais aconselhável para a eliminação deste tipo de micróbio é usar produtos apropriados para o controle da caspa.
Em resumo: Os defensores do óleo de coco como um remédio natural para a caspa afirmam que hidratar o couro cabeludo ajuda a restaurar sua saúde e a reduzir a descamação. De fato, o óleo de coco é um bom hidratante e, inclusive, nós o utilizamos em alguns de nossos shampoos.
O óleo de coco pode ajudar a hidratar o cabelo e o couro cabeludo e a combater o ressecamento causado pela caspa, mas ele não combate a causa principal da caspa. A caspa é causada por um micróbio, o Malassezia globosa. Dessa forma, um tratamento eficaz para a caspa precisa tratar o micróbio que a causa.
E não há ingrediente ativo no óleo de coco que faça isso.