A CASPA É UM FUNGO?
Existem muitos mitos e dúvidas quando o tema é a caspa, mas a realidade é que ela é algo mais fácil de se entender e tratar do que muitas pessoas imaginam. Quais são os sintomas da caspa? O que é a caspa de fato: um fungo ou uma bactéria?
Se este tema ainda é um pouco confuso para você, este artigo te ajudará bastante a desvendá-lo. Continue lendo e saiba mais sobre através das nossas informações abaixo:
O que é a caspa e o que causa sua aparição?
Primeiro de tudo: caspa é um incômodo capilar que aparece em muitas pessoas. Seu aparecimento não depende de gênero, idade ou raça, já que qualquer pessoa está passível de ter caspa.
A caspa não é uma bactéria, não é contagiosa e não é hereditária. Ela também não é em si um fungo, embora seja causada pela presença de um fungo que ocorre naturalmente, o malassezia globosa.
Quando o Malassezia decompõe o sebo em seu couro cabeludo, ele produz ácido oleico. Se o couro cabeludo for sensível a esse processo – assim como ocorre com cerca de 50% da população mundial – ele pode ficar irritado, ocasionando aquela sensação de couro cabeludo descascando (que nada mais é a descamação da pele e o aparecimento os sintomas que conhecemos, como coceira, comichão e irritação no couro cabeludo).
Como os sintomas da caspa aparecem?
À medida que seu couro cabeludo se torna irritado, ele responde da mesma forma que a pele em outra parte de seu corpo; portanto, você pode apresentar:
• Coceira na cabeça
• Couro cabeludo avermelhado
• Ressecamento
• Couro cabeludo descascando
Os flocos de descamação são os sinais mais visíveis de caspa no couro cabeludo e você pode vê-los em seu cabelo e nos ombros. Isso acontece à medida que o corpo aumenta a taxa pela qual as células da pele se renovam, fazendo com que as células em excesso apareçam no couro cabeludo e descamem.
Embora esse possa ser o sinal mais visível, nem sempre é o primeiro. A coceira é geralmente o primeiro sintoma que aparece e pode agir como um sinal de advertência antes que os flocos surjam. Ressecamento e vermelhidão também podem aparecer antes, fazendo com que seu couro cabeludo pareça rígido.
Embora nem sempre sejam sinais seguros de caspa, eles são os principais sintomas a se procurar e agir como uma indicação para começar a usar um shampoo anticaspa para ajudar a tratar a irritação.
Sensibilidade à caspa
Se você for sensível a ela, seu couro cabeludo ficará irritado e aumentará a taxa na qual renova as células da pele em uma tentativa de se livrar do que o está irritando. isso faz com que as células da pele se unam, formando os flocos que associamos com a caspa.
Para as pessoas que sofrem de sensibilidade no couro cabeludo é recomendável que sempre prestem atenção na composição dos produtos capilares utilizados para que não sejam utilizados produtos agressivos neste tipo de pele e fio capilar. É importante também visitar regularmente seu médico dermatologista para controle rotineiro. Peles mais sensíveis requerem mais atenção.