COURO CABELUDO SENSÍVEL
Você já sentiu ou reparou seu couro cabeludo ressecado, avermelhado e, ao menor toque, sentiu dor? Isso podem ser sintomas de sensibilidade nesta parte do corpo. Assim como o restante da nossa pele, a pele do nosso couro cabeludo pode ser afetada por fatores externos e ficar ressecada ou sensível. E como surge ou como tratar um couro cabeludo sensível?
Te interessou o tema? Confira abaixo algumas informações e como cuidar melhor do seu couro cabeludo:
O que pode ser sensibilidade no couro cabeludo?
Sensibilidade no couro cabeludo acomete a muitas pessoas e é algo que se deve prestar atenção sempre que aparece. Algumas vezes não é nada grave, porém outras é a forma do seu corpo avisar que tem algum agente afetando esta região. Existem diferentes causas e é sempre bom investigar o motivo antes de iniciar qualquer tratamento. Algumas das causas podem ser:
Dermatite
Infecção
Hipotireoidismo
Carência de algumas vitaminas e/ou proteínas
Pediculose (ou piolho, como é mais conhecido)
Dor de cabeça
Penteados muito apertados
Queda de cabelo
Arterite temporal
Produtos cosméticos agressivos para seu tipo de pele e cabelo
A sensibilidade da pele é uma medida de como sua pele responde a uma potencial irritação, e a cútis de algumas pessoas é mais sensível do que a de outras - e o mesmo acontece com seu couro cabeludo. Muitas pessoas têm couro cabeludo sensível; portanto, a pele fica facilmente irritada, seja pelos produtos químicos que estão presentes nas tinturas para cabelo ou produtos para penteado ou, até mesmo, por comportamentos diários como água quente no banho.
Por isso, é importante que você cheque regularmente seu couro cabeludo para analisar a pele, se há queda de cabelo em excesso, se seu couro cabeludo está descamando, entre outros.
Além disso, é sempre importante ir regularmente à médica (o), já que existem fatores internos que podem alterar a sensibilidade do seu couro cabeludo e somente com exames um médico poderá te indicar a real situação da causa deste incômodo capilar.