Quando o Malassezia decompõe o sebo em seu couro cabeludo, ele produz ácido oleico. Se o couro cabeludo for sensível a esse processo – assim como ocorre com cerca de 50% da população mundial – ele pode ficar irritado, ocasionando a descamação da pele e aparecimento os sintomas que conhecemos, como coceira, comichão e irritação no couro cabeludo.
O surgimento da caspa pode ocasionar alguns sintomas, como por exemplo:
E estes sintomas fazem com que sejam criados os famosos floquinhos brancos na cabeça, que levam à sua queda. O que causa isso? A junção de tudo citado acima! A oleosidade se acumula no couro cabeludo, o ressecamento seca essa oleosidade e, na hora que coçamos a cabeça, essa oleosidade seca cai.
Esfoliar o couro cabeludo e usar shampoos indicado para seu tipo de pele e couro cabeludo são ótimas formas de evitar o aparecimento de caspa.
Couro cabeludo ressecado é geralmente um sinal de que as defesas de hidratação natural da pele estão prejudicadas.
Em uma pele saudável, as camadas externas das células estão organizadas como um muro de tijolos e servem para manter a hidratação de forma que seu corpo fique adequadamente hidratado. Porém, quando o couro cabeludo fica irritado, essa estrutura se torna enfraquecida, permitindo que a hidratação essencial escape e a pele do couro cabeludo fique ressecada.
Como tratar o couro cabeludo ressecado
Quando seu couro cabeludo está ressecado, um tratamento eficaz precisa fazer duas coisas:
Hidratar o couro cabeludo
Combater a causa principal do dano para ajudar o corpo a reparar suas defesas naturais de hidratação
Usar proteção contra os raios solares caso seu couro cabeludo esteja à mostra
Um bom shampoo para couro cabeludo ressecado faz exatamente isso. Ao estimular a hidratação no couro cabeludo, ele trata os sintomas e, ao ajudar a tratar a caspa também, ajuda a evitar um dano maior à pele, de forma que seu corpo possa reparar o dano de maneira mais eficaz.
Extra: shampoo mais cheiroso provoca descamação na pele?
Criar o perfume perfeito é um processo complicado que envolve três fases complexas:
Notas de saída: são aquelas que você sentirá no chuveiro. Conforme a água morna atinge a fórmula, libera as pequenas moléculas que tomam conta do ar rapidamente. Como exemplos, temos um pouco de tudo: desde morango selvagem e melão fresco até flores de jasmim e gengibre. É por causa dessas moléculas que seu banho ganha um cheiro incrível.
Notas de coração: são moléculas ligeiramente mais pesadas, que completam a fragrância e perfumam seus cabelos durante o enxágue.
Notas de fundo: são as maiores moléculas do aroma e entram em cena quando o cabelo seca. é a parte mais durável de qualquer fragrância, que permanece no seu cabelo para mantê-lo perfumado o dia todo.
Contudo, a fragrância, quando falamos sobre caspa e shampoo, não é o shampoo que causa a caspa. O que causa caspa é um micróbio que está presente no nosso corpo, porém usar o shampoo incorreto para seu tipo de pele e fio capilar pode fazer parecer com que a caspa fique pior e faz com que os sintomas persistam.
Não há fim para o número de fragrâncias que podem ser adicionadas a um shampoo. Pensando nisso, nós da Head & Shoulders desenvolvemos muitas delas, como as do shampoo maçã verde, do menthol men e do shampoo 3-em-1, porém sem deixar de lado a importância de se ter um produto com pH balanceado e que previna o aparecimento da caspa.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre caspa e descamação da pele, te indicamos que você visite nossa página e veja o tanto de oportunidades que te oferecemos para que você tenha um shampoo cheiroso e efetivo no combate contra a caspa.