Como esta planta tem fibras, efeitos cicatrizante, anti-inflamatório e calmante, é indicada principalmente para pessoas que sofrem com problemas tipo caspa, seborreia, descamações, coceira ou comichões no couro cabeludo e, também, sensibilidade na área do couro cabeludo. Uma boa opção é, na hora de comprar produtos para seus cabelos, escolher por exemplo shampoo de babosa, gel de babosa para cabelo, e um óleo de babosa cabelo.
Por quê? Para, além de proteger seus cabelos dos raios solares, proteger seu couro cabeludo de possíveis problemas como os citados anteriormente. O aloe vera ajuda também na prevenção de queda de cabelo, podendo evitar em quase 100% a queda capilar.
Porém não é necessário comprar somente produtos, você pode usar a planta in natura e
aplicar diretamente no seu couro cabeludo e nas suas madeixas também. Além de ser uma planta fácil de encontrar em mercados e feirinhas, a babosa pode ser cortada em pedaços e guardada na geladeira por alguns dias, assim você não perde nem um pedacinho.
Dica: massagear o couro cabeludo com babosa provoca uma sensação de relaxamento, já
que esta planta tem propriedades anestesiantes e provoca o relaxamento dos músculos da cabeça.
Benefícios da babosa para o cabelo
O que muita gente não sabe é que a babosa tem aminoácidos e, por isso, ajuda a agilizar o crescimento capilar. Ela também ajuda a hidratar o cabelo porque age na reposição de líquidos na estrutura capilar. Além disso, esta planta dá brilho e vitalidade o fio capilar.
Porém é importante ressaltar que não é aconselhável aplicar a babosa todos os dias no cabelo. O mais indicado é aplicar de 2 a 3 vezes máximo. Aplicar diariamente pode dar um efeito inverso e o fio começar a ficar mais pesado, tirando o brilho e a vitalidade que você
busca.
O Aloe vera cheira mal?
Não é o Aloe vera em si que cheira mal e, sim, o líquido amarelado que fica alojado dos lados, onde ficam uns espinhozinhos. Para evitar este mal cheiro, primeiro você retira os espinhos (retire uma camada fina) e logo após deixe a planta em um local que ela possa repousar um tempo para que este líquido caia totalmente. Após isso, você pode retirar a
parte verde e limpar a branca, para cortar em pedaços e armazenar onde te pareça mais apropriado.
Extra: posso usar aloe vera na pele?