O QUE PODE CAUSAR ALERGIA NA CABEÇA?
As alergias capilares, também conhecidas como dermatite alérgica, são manifestações cutâneas ocasionadas pelo contato direto da pele com substâncias químicas que causam coceira no couro cabeludo, irritação e inclusive pode chegar a afetar outras partes do corpo quando não é tratado a tempo. Conheça mais sobre alergias no couro cabeludo, seus sintomas, causas exatas e qual a solução para este tipo de problema.
Ainda que as alergias sejam algo bastante comum, elas requerem também atenção e cuidado, já que uma alergia se define como uma reação de rechaço que se apresenta ao sistema imunológico a algumas substâncias ou fatores externos, como aos ácaros, poeira, pelo de alguns animais, picadas de certos insetos, mofo, alguns remédios y químicos, pólen, entre muitos outros.
A reação do sistema imunológico é de expulsar as substâncias que prejudicam o corpo, e aí é
justamente onde aparecem os primeiros sinais das alergias.
Vale a pena mencionar que, ainda que existam pessoas que são denominadas “alérgicas”, e necessitam de um tratamento permanente para manter sob controle a sensibilidades dos estímulos e alarmes de seus sistemas imunológicos, qualquer pessoa pode desenvolver alergias ao longo da vida devido à circunstâncias e fatores pontuais.
Alergias no couro cabeludo
Ainda que existam diferentes tipos de alergias, nesta ocasião nos focaremos em alergias cutâneas, especificamente nas alergias no couro cabeludo, que podem se apresentar tanto em pessoas com couro cabeludo sensível, quanto em pessoas com uma condição capilar normal, que se veem expostas em situações pontuais a substâncias químicas que a raiz do cabelo não suporta.