COMO TRATAR SEU CABELO OLEOSO – SAIBA MAIS SOBRE O TEMA E FAÇA AS PAZES COM SEU CABELO
Se você tem o cabelo oleoso, sabe o quão desconfortável é ter o couro cabeludo e o cabelo brilhando de óleo. E como fazer para que isso não aconteça? Hoje te trazemos informação sobre o tema, então saiba aqui quanto de gordura é normal e como tratá-lo com eficácia.
Por que o cabelo é muito oleoso? Ele pode causar algum problema?
O cabelo de todo o mundo é diferente. Isso significa que a quantidade de óleo está relacionada a quanto óleo o organismo de cada um produz. O sebo é um óleo natural, produzido pelas glândulas sebáceas da nossa pele, que estão presentes praticamente em todas as partes do corpo, exceto na palma das mãos e na sola dos pés. Essas glândulas estão muito concentradas no rosto, no couro cabeludo e no torso.
Muitos cientistas acreditam que o sebo é benéfico para a pele e para o cabelo, mantendo-os protegidos e hidratados. Entretanto, o acúmulo do sebo pode causar alguns problemas, como:
acne;
caspa oleosa ou dermatite seborreica;
aparência gordurosa da pele e do cabelo;
mau odor no couro cabeludo.
Pessoas com pele oleosa podem produzir cinco vezes mais sebo por dia do que um adulto normal. O couro cabeludo oleoso pode produzir até 1 grama de sebo em um único dia! As causas comuns da oleosidade do cabelo são:
genética;
alterações hormonais;
não lavar o cabelo com a frequência suficiente (pelo menos a cada 2 dias);
estresse;
Existem vários fatores que podem afetá-lo, se você já tiver cabelo oleoso. Eles incluem:
Produtos para pentear – podem deixar grudar a sujeira e o óleo no cabelo e, se não forem lavados corretamente, podem se transformar em substâncias potencialmente irritantes;
Clima – temperaturas elevadas e climas úmidos podem fazer com que os fios gordurosos pareçam pior, pois o suor e o sebo derretido fazem o óleo escorrer pelo comprimento do cabelo;
Textura do fio – cabelos mais finos e lisos ficam empastados mais facilmente do que o cabelo cacheado e grosso.