Neste tipo de situação, o vinagre de maçã é o mais indicado devido à sua possibilidade de equilibrar a pele. O vinagre de sidra é um ácido forte e as pessoas o utilizam no cabelo e couro cabeludo na tentativa de equilibrar o pH do couro cabeludo.
Também é possível usar o vinagre brando, mas em menor quantidade que o de maçã devido ao seu alto teor de concentrado.
Como usar vinagre de maçã no couro cabeludo?
Bom, como acabar com a caspa usando vinagre? Seu uso é simples e pode te ajudar a controlar, de modo simples, a caspa. Seu uso pode ser desde modo:
Misture meio copo de vinagre de maçã com meio copo de água.
Mergulhe pedaços de algodão na misturinha e passe pelo couro cabeludo.
Massageie seu couro cabeludo (não use as unhas, somente com as pontas dos dedos) de 3 a 4 minutos.
Deixe a misturinha repousar na pele por aproximadamente 20 minutos.
Lave o cabelo como de costume, porém com água fria.
Lembre-se que o uso de vinagre de maçã para tratar a caspa é uma ótima solução temporária. A caspa pode se transformar em seborreia e atingir outras partes do corpo, como a sobrancelha, barba, entre outros. Por isso, ao menor sinal de aparecimento da caspa, é importante tratar e tentar controlá-la até se livrar 100% dela.
Outra coisa que é bastante vista atualmente é a caspa emocional. Ou seja, ao passar por uma situação de estresse muito forte no trabalho, na universidade, com família ou amigos, algumas pessoas acabam percebendo que a intensidade do aparecimento da caspa acaba sendo alta e constante.
Existem alguns remédios para caspa, porém te recomendamos visitar um especialista (um bom dermatologista) para te ajudar a controlar o aparecimento da caspa emocional através de produtos e, em alguns casos, remédios específicos.
Não use somente vinagre para tratar a caspa
A ideia é que o vinagre possa ajudar a equilibrar o pH do couro cabeludo e protegê-lo contra o micróbio causador da caspa, o malassezia globosa. Só que não funciona.
O vinagre de maçã alterará o pH do couro cabeludo, mas só temporariamente. O nível de pH do seu couro cabeludo muda com tanta frequência que toda a mudança causada pela adição de vinagre de sidra será revertida rapidamente. Em vez disso, use um shampoo com um ingrediente ativo que combata a causa principal.
Agora que você já sabe para que serve vinagre para caspa e seus pontos positivos e negativos e sabe que a melhor opção é buscar usar shampoos que sejam específicos para tratamento contra a caspa, te convidamos a conhecer os shampoos da Head & Shoulders, que contêm piritionato de zinco, comprovado por diversas vezes pelos órgãos regulamentares internacionais como sendo eficaz contra o malassezia globosa.
Além disso, a linha conta com shampoos deliciosamente perfumados, como o de maçã verde – e seu cabelo ficará também perfumado (o que não acontecerá com o vinagre).
Lembre-se: o autocuidado é a forma mais genuína de nos amarmos e cuidar do nosso couro cabeludo e cabelo é uma forma de darmos amor a nós mesmas/mesmos. E você é a pessoa mais importante da sua vida!